Qual é a idade ideal para viajar?

Um dos assuntos que mais giram, em torno desse mundo de viagens e intercâmbios, é o da idade ideal para se jogar no mundo. Claro que depende de cada caso, mas generalizando dá para tirar algumas conclusões.

Basicamente são dois tipos de jovens que se aventuram, os que ainda estão cursando a faculdade e procuram alguma experiência fora e também melhorar uma segunda língua, e aqueles que formam e depois tentam ganhar experiência e currículo em outro país antes de entrar no mercado de trabalho.

Meu caso foi o segundo, mas ví muitas pessoas como o primeiro. E posso falar por experiência própria que ir cursando a faculdade é mais complicado.

Porque se você se dá bem, consegue juntar grana e que ficar mais, existirá sempre a pressão de voltar e se formar. E, muitas vezes, só de pensar na idéia já desanima. Vínculos são como algemas.

Ir formado tem suas vantagens, mas também evita que você entre o quanto antes no mercado e faça carreira. É uma outra escolha difícil, mas que deve ser bem pensada.

Se quiser viajar ainda mais jovem, por volta dos 15 anos, é importante também para o amadurecimento e o reforço de uma outra língua. Também tráz independência e responsabilidade.

Mas ainda existem outras faixas de idade. Vi muita gente que por volta dos 30 encheu o saco do trabalho no Brasil, vendeu o carro, juntou dinheiro e se jogou. E se deram bem. O problema é não conseguir emprego e voltar ao Brasil com o rabo entre as pernas.

Aqui na Europa é muito comum ver pessoas de idade viajando a turismo, afinal já se sacrificaram toda a vida e agora merecem aproveitar. Mas é um outro estilo, eu nunca poderia viver a vida toda esperando para aproveitar depois de aposentar. Se chegasse lá.

Acredito que como tudo na vida, existem vantagens e desvantagens, basta saber se trará alguma coisa de bom e se é realmente o que você quer.

Opiniões serão sempre bem-vindas, participe!

Valeu! Muita paz!

Michel P. Zylberberg

Anúncios

2 Responses to “Qual é a idade ideal para viajar?”


  1. 1 victor brites maio 19, 2008 às 3:08 am

    Quero muito entrar em contato com vc…por favor me adicione no msn…eu me passe seu email. Sua jornada é inspiradora….e estou inquieto! grato! sucesso!

  2. 2 naotemcomoesquecer maio 20, 2008 às 8:47 am

    Fala Victor!! Na paz?? Espero que sim..
    Tenho trabalhado mto e entrado pouco no msn, mas assim que der a gente troca uma ideia legal.. valeu pela msg, mta paz ae!!
    Abraço, Michel


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s





%d blogueiros gostam disto: