Quanto mais línguas melhor…

Depois do título meio pornográfico, o assunto deste post é sobre uma coisa importante que nem todos valorizam ou enxergam o valor.

Nascemos em um país com apenas uma língua oficial e no qual acabamos aprendendo um pouco de espanhol ou fazendo umas aulas de inglês, mas geralmente depois de mais velhos um pouco.

Sempre uso como exemplo a Suíça, que têm quarto línguas oficiais, sendo elas Suíço-alemão, italiano, francês e um dialeto na região da Áustria que nunca lembro o nome.

linguas

A questão é que, desde pequenos, a maioria deles já começa a vida falando mais de uma língua, fazendo com que o cérebro se acostume mais rapidamente ao aprendizado de outras.

Eu fui para Austrália para aprimorar o inglês, porque já falava um pouco. Mesmo sem nunca escutar meu pai e dar confiança para ele sobre a pressão de aprender bem outra língua, tive um pouco mais de facilidade de aprender. Muita gente vai e volta falando quase a mesma coisa, muitas vezes, nada.

Juventude prepotente e idiota. Na Austrália senti que poderia ter me dado muito melhor se já falasse bem o inglês. Emprego melhor, dinheiro melhor, relacionamentos melhores. Mas nada, tive que freqüentar as aulinhas chatas e aprender na marra.

Na marra também aprendo o italiano. Três semanas de aula bastaram para ver que era muito dinheiro por pouco aprendizado. E aprendi falando, tentando… errando… corrigindo… perguntando…

Aliás, quase quatro meses falando italiano todos os dias, o dia todo, não significam que a fluência veio junto. Aprendemos primeiro como ouvir e entender, depois como falar. Isto porque nunca gostei de gramática, mesmo com o português. Não gosto de estudar, sou preguiçoso, infelizmente.

Mas a questão é que se eu tiver um filho com a minha namorada italiana, ele vai ter que aprender desde criança a falar pelo menos italiano, suíço-alemão, português, inglês e alemão. Ou seja, bem mais do que eu creio que possa falar um dia!

Mas ele falará! E me ensinara o que ainda não sei. Porque não importa a idade, sempre podemos aprender. Mas com certeza quanto mais cedo, mais fácil.

Vi na TV uma justificativa científica para o fato, mas não cabe a mim falar sobre isso. Só quero poder passar um pouco das minhas experiências para assim, quem sabe, ajudar alguns de vocês a lutarem por algo de positivo na vida.

Mais cultura, mais línguas, mais vocabulários, mais leitura… tudo isto acrescenta, e muito! Claro que línguas propriamente ditas também, mas isto também é um outro assunto! :D

Anúncios

3 Responses to “Quanto mais línguas melhor…”


  1. 1 Diego Dotta agosto 21, 2007 às 5:46 pm

    O problema Michel, é se o Little Zylberberg for preguiçoso e não gostar muito de estudar, hehehehe… possivelmente vai se aventurar pela Austrália para aprender na marra, o ciclo se repete, :p

  2. 2 naotemcomoesquecer agosto 21, 2007 às 6:31 pm

    se for louco igual o pai vai pra la com certeza!!
    pegar todas as australianas e aprender o surf q o pai sempre tentou mas nao conseguiu!!
    uhahuahuahuhuaa como diria o bom e velho sabio, fazemos oq pudemos…

  3. 3 Ana Carolina Cortez Leite agosto 23, 2007 às 2:00 pm

    Quanto a línguas eu estou rasoavelmente bem. Rsrsrsrs. Inglês fluente, espanhol rasoável (fluência em Janeiro na Espanha!!!hahaha) e agora iniciarei francês ou italiano (ainda em dúvida!).
    Mas se eu te contar a mais nova novidade (ficou feio isso!) do Brasil você não acredita? Vão mudar a gramática!!! Acentos, tremas, pontuações, concordâncias…. ou seja, se a gente sabia escrever o português (ou brasileiro, como diz minha amiga angolana) daqui a alguns meses estaremos um tanto quanto errados!!

    Será que teremos que voltar pra escola primária?

    beijos garoto!!!


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s





%d blogueiros gostam disto: