Povo amigável e cultura rica atraem estudantes para Irlanda

Fala galera! Vou fazer uma coisa que não é muito normal no blog, usar texto de um outro site (créditos no fim do post). Mas é devido ao grande número de perguntas sobre a Irlanda, um dos maiores destinos de brasileiros nos últimos anos. Aproveitem e bom fim de semana!

Dificuldades com a imigração para destinos tradicionais, possibilidade do trabalho legal e riqueza da história e cultura do país são alguns dos fatores que explicam o súbito interesse de brasileiros pela tradicional ilha de Eirie, conhecida mundialmente como a República da Irlanda. Com quase cinco milhões de habitantes divididos em variadas pradarias, praias e algumas grandes cidades, a Irlanda atrai cada vez mais estudantes para férias e intercâmbio.

(…) Diferentemente do que se espera, a Irlanda tem duas línguas oficiais: o inglês, fruto da dominação colonial da Inglaterra e o irlandês, língua celta, ainda bastante reverenciada e viva na sociedade local.

(…) Segundo a economista é também pela conseqüência de tristes episódios históricos que o povo irlandês é tão receptivo a estrangeiros. Ela explica que dada a “Grande Fome” e mesmo durante a colonização inglesa, que acabou em 1922, muitos irlandeses foram forçados a imigrar para outras terras. “É um grande prazer para nós recebermos estrangeiros. Eles serão sempre muito bem tratados”, avalia.

Nessa mesma perspectiva, a gerente de produtos da CI Fabiana Fernandes pontua que existem várias oportunidades de trabalho no país. Para estudantes a partir de 16 anos é possível trabalhar até 20 horas semanais. Já para os demais intercambistas, em cursos de línguas e universitários, é só assumir o compromisso de ficar no país por um tempo mínimo de seis meses. “Essa é uma das principais razões pelo aumento significativo da procura, além da maior facilidade de visto e boa receptividade ao estrangeiro”, conta Fabiana.

Tão importante quanto a história do país é sua contínua preservação do patrimônio cultural nacional. De celebridades antigas como os escritores James Joyce, Oscar Wilde, Sammuel Becket e Bernard Shaw até os atuais pop stars como as bandas U2, The Corrs e a cantora Sinead O’Connor, a Irlanda é marcada pela efervescência artística. “Existem inúmeros bares e festivais onde, além da música contemporânea, temos apresentações de canções e danças tradicionais”, orgulha-se Catherine.

(…) E, segundo Catherine não é só nos eventos esportivos que os mesmos rostos aparecem. “Em cidades pequenas todos vão para o mesmo bar e discoteca nos fins de semana. Aos poucos você acaba sempre festejando e se divertindo ao lado das mesmas pessoas. Na Irlanda você está há apenas três pessoas distante do resto da população”, conta. Com cerca de cinco milhões de habitantes, a Irlanda concentra, porém, alta densidade demográfica apenas nos grandes centros urbanos, como a capital Dublin.

“Acho que para o intercambista vale mais a pena ficar em uma cidade pequena, pois Dublin, por exemplo, é assim como outras capitais, uma cidade cosmopolita que pouco retém suas tradições. Nas vilas ou mesmo nas cidades de médio porte, o intercambista pode vivenciar o cotidiano da nossa cultura”, conta Catherine.

Conhecidos pela espontaneidade e um dos povos mais divertidos da Europa, os irlandeses têm fama de fanfarrões. “Mas, é importante lembrar que o adolescente que viaja para lá deve respeitar as normas do consumo de álcool. A maioridade de 18 anos para bebidas alcoólicas é sim fiscalizada e a família e escola do intercambista irão policiá-lo”, conclui Fabiana, lembrando que é até mais seguro para o jovem viver em um país europeu. “No Brasil há muito maior permissividade para o consumo de bebidas na adolescência”, conclui.

Texto: Julia Dietrich, integralmente publicado no site Aprendiz
Fotos: Michel P. Zylberbergrodando pelo mundo

Outro site com muita informação para estudantes: gogobrazil.com

Leia mais sobre a Irlanda no ‘rodando pelo mundo':
.Irlanda
.Irlanda em vídeo

.Austrália x Irlanda
.Destaques

About these ads

7 Responses to “Povo amigável e cultura rica atraem estudantes para Irlanda”


  1. 1 thiago g junho 1, 2008 às 2:40 pm

    Fala irmaozaum, qnto tempo!! tudo na paz por aew?
    só nas viagens, screvendo pra site agora!
    pow q bom q tah tudo d boa aew pra vc!
    desculpa a demora pra da um alo por aki, facu tah detonando com meu tempo..
    poxa mtoo da hora o teu blog, tah irado d++, e oq vc screveu no trilhas e aventuras tbm tah como sempre d excelente qualidade!
    to olhando o site q fala sobre irlanda, to stremamente interessado.
    vendo c planejo algo pro fim da minha facu…
    e aew, tu vem pra terra natal msm?
    te sperando com uma caixa de original e akele churrasco violento ein!
    flw irmaozaum, abraço e fik na paz!

  2. 2 Michel Zylberberg junho 5, 2008 às 10:10 pm

    faaaaaala thiaguera!!! qto tempo mesmo cara, mas o bom e q vc sempre dá um pulo por aqui e deixa um alô.. legal que curtiu o blog de cara nova tb.. as cervejas a cerveja traz inspiração tb além da pança.. hauhauhauha
    qualquer coisa se for se jogar pro mundo da um toque q a gente vai se falando mais.. enqto isso aproveita a vida de facu pq é alucinante!!
    nem me fala de churrasco com original que fígado já dói de saudade.. huahuauahauhua
    abracao ae e mta paz sempre irmaozinho!!
    valeu, michel

  3. 4 Ana março 3, 2010 às 7:11 pm

    Fiquei muito impressionada com tudo isso. Não imaginava nem de longe que a Irlanda fosse tão receptiva. Imaginava pessoas frias como a Inglaterra. Mais adorei saber tudo isso, se Deus quiser estarei ali.

  4. 5 Isa :3 novembro 21, 2013 às 1:53 pm

    Oi :D tenho muita vontade de conhecer a Irlanda e admiro muito a cultura desse país. Parabéns pelas informações disponibilizadas, me surpreendi bastante (isso é muito bom). Contudo, fico muito triste pelo programa Ciências Sem Fronteiras não disponibilizar bolsas de estudo para a área de Humanas (curso Letras). Quem sabe um dia, né? :/


  1. 1 …rodando pelo mundo… » Blog Archive » Irlanda Trackback em novembro 10, 2010 às 5:47 pm
  2. 2 …rodando pelo mundo… » Blog Archive » Irlanda em vídeo! Trackback em novembro 10, 2010 às 5:48 pm

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s





Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

%d blogueiros gostam disto: